quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

















Templo de Salt Lake City, Utah, EUA

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma ramificação do Movimento dos Santos dos Últimos Dias, sendo uma igreja de fundamentação cristã, com características restauracionistas e cujos membros são conhecidos popularmente como mórmons. O nome oficial da igreja se refere a Jesus Cristo como seu líder e a conversão dos fiéis, ou santos, à igreja, na última dispensação -- de onde surge a referência aos últimos dias. O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos membros dessa igreja, deriva do nome do profeta Mórmon, que é um dos autores e compiladores das escrituras que formaram O Livro de Mórmon, Outro Testamento de Jesus Cristo. Apesar de os termos mórmon e mormonismo serem aceitos pela própria igreja, a denominação oficial recomendada para os fiéis é santos dos últimos dias, ou o acrônimo em português "SUD" e em inglês LDS (Latter-day Saints).

A sua sede fica situada no estado de Utah (o qual foi fundado pelo povo mórmon), nos Estados Unidos da América, na cidade de Salt Lake City. Está presente em mais de 160 países e hoje possui mais de 12 milhões de seguidores, dos quais mais de metade estão fora dos EUA (dados oficiais de Junho de 2004). A igreja mantém registros cuidadosos de seus membros, incluindo informações sobre a sua árvore genealógica; estas informações são importantes devido à crença na possibilidade da salvação dos antepassados, através do batismo vicário feito pelos seus descendentes.

Doutrina

Joseph Smith Jr. resumiu a doutrina da Igreja em treze pontos fundamentais conhecidos como Regras de Fé, a saber: "

Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho Jesus Cristo e no Espírito Santo.
Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão.
Cremos que por meio do sacrifício expiatório de Cristo, toda a humanidade pode ser salva pela obediência às leis e às ordenanças do Evangelho.
Cremos que os primeiros princípios e ordenanças do Evangelho são: a fé no Senhor Jesus Cristo; o arrependimento; batismo por imersão para a remissão dos pecados; a imposição das mãos para o dom do Espírito Santo.
Cremos que um homem deve ser chamado por Deus, pela profecia e pela imposição das mãos por quem possua autoridade, para pregar o Evangelho e administrar as sua ordenanças.
Cremos na mesma organização que existia na igreja Primitiva, isto é: apóstolos, profetas, pastores, mestres, evangelistas, etc.
Cremos no dom das línguas, da profecia, da revelação, das visões, da cura, da interpretação das línguas, etc.
Cremos ser a Bíblia a palavra de Deus, por quanto seja traduzida corretamente; cremos também ser o Livro de Mórmon a palavra de Deus.
Cremos em tudo o que Deus tem revelado, em tudo o que Ele revela agora, e cremos que Ele revelará ainda muitas coisas grandes e importantes relativas ao Reino de Deus.
Cremos na coligação literal de Israel e na restauração das doze tribos, que Sião (a Nova Jerusalém) será edificada no continente americano, que Cristo reinará pessoalmente sobre a terra e que a terra será renovada e receberá a sua glória paradisíaca.
Pretendemos o privilégio de adorar o Deus Todo-Poderoso segundo os ditames da nossa consciência, e concedemos a todos os homens o mesmo privilégio, deixando-os adorar como, onde e o que quiserem.
Cremos na submissão aos reis, aos presidentes, aos governantes e aos magistrados, na obediência, honra e manutenção da lei.
Cremos em ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens: na realidade podemos dizer que seguimos à admoestação do apóstolo Paulo: crer em todas as coisas, confiamos em todas as coisas, temos suportado muitas coisas e confiamos na capacidade de tudo suportar. Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, ou louvável, nós a procuraremos.

Nenhum comentário: